Big Data: entenda o conceito

Compartilhe este post

Big Data: entenda o conceito

Você já parou para pensar na quantidade de dados que são gerados diariamente por uma pessoa?  Uma pesquisa na internet, acessos e publicações nas redes sociais e o compartilhamento de localização com o Google Maps são apenas alguns exemplos do volume grandioso de informações que você gera por dia.  Agora, multiplica isso por  7,6 bilhões de pessoas, que é a estimativa de habitantes da Terra. É muita informação! E essa quantidade de dados recebeu um nome: Big Data.

Hoje, o Big Data é importante para diversos aspectos e, por isso, você precisa ficar de olho. Por isso, publicamos um conteúdo que fala um pouco mais sobre o assunto e explicamos algumas particularidades do tema. Veja. 

5 Vs do Big Data

O Big Data é considerado um fenômeno de 5 dimensões, caracterizadas como os 5 Vs. São elas:

  1. volume;
  2. velocidade;
  3. variedade;
  4. veracidade;
  5. valor.

Cada um dos Vs acima tem uma participação importante para que o Big Data funcione. O Volume faz referência à quantidade de dados gerados. 

A velocidade mostra como os dados são criados e propagados. A variedade está relacionada com a diversidade de todos esses dados. A veracidade é o que gera a confiabilidade dos dados. Por último, o Valor está ligado à forma como uma empresa utiliza os dados dentro de um ramo de pesquisa.

Importância do Big Data

O Big Data não é um conceito recente e, por isso, nota-se que com o passar dos anos, o volume de dados tendencialmente só aumenta.

Para que haja um acompanhamento mais efetivo, assim como para que as empresas consigam traçar estratégias mais assertivas – principalmente no marketing e nas vendas -, o Big Data tem feito o seu papel com grande importância. 

A partir da análise do Big Data, é possível, por exemplo, entender quais são os padrões de comportamento de um consumidor, por exemplo. Com esses dados gerados, a sua empresa consegue trabalhar – e vender ou atender – com muito mais eficiência, já que entende quais são as maiores oportunidades de negócio.

Como funciona o Big Data?

O Big Data funciona a partir de um conceito muito simples: quanto mais você sabe sobre algo, mais tem chance de controlar a situação.

O funcionamento acontece a partir de bancos de dados, controlado por inteligência artificial e que consegue administrar as mais diversas informações como números, palavras, vídeos, fotos, informações pessoais, dados de sensores, etc.

Essa forma de coletar dados é mais recente. Até pouco tempo atrás, o Big Data guardava essas informações em planilhas ou bancos dados mais limitados, o que dificultava a coleta e análise das informações. 

O que são informações estruturadas e não estruturadas?

Quem iniciar a pesquisa sobre Big Data, vai esbarrar em dois conceitos comuns: informações estruturais e não estruturadas. Entenda o que cada um dos conceitos representa.

  • Informações estruturadas: são as informações que seguem algum padrão ou formato que pode ajudar na leitura e extração de dados. Alguns exemplos são os arquivos de texto, que têm formatos diferentes como csv, txt ou XML.
  • Informações não estruturadas – ao contrário das informações acima, essas não possuem um formato padrão para leitura. Elas podem ser vídeo, páginas na internet, entre outros.

Implementar o Big Data tem se tornado cada vez mais atrativo  para as empresas, assegurando o bom andamento das operações das diversas áreas e principalmente na gestão e tomada de decisão.

Você já conhecia o conceito de Big Data? Tem alguma dúvida sobre o tema? Chama a nossa equipe e vamos conversar um pouco mais!

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu