O que é data warehouse e quais são suas principais características?

O que é data warehouse e quais são suas principais características?

Compartilhe este post

O que é data warehouse e quais são suas principais características?

Você já ouviu falar de data warehouse? Cada vez mais relevante para a área de tecnologia, seu objetivo é armazenar informações referentes às atividades de uma organização em bancos de dados.

Em um mundo onde o uso desses dados e informações podem se tornar um diferencial  competitivo para seu negócio, contar com uma tecnologia capaz de dar suporte a todas as atividades da empresa, com segurança, agilidade e vantagens estratégicas faz toda a diferença. 

E é por isso que você precisa considerar a data warehouse neste momento. Para te ajudar a entender o conceito e como estruturar o investimento em um serviço completo, apto a garantir o sucesso da sua corporação, trouxemos neste artigo mais informações. Continue a leitura e descubra as principais características da tecnologia associada ao data warehouse. 

Data warehouse, um conceito criado há décadas

Embora o data warehouse esteja em alta nos dias de hoje, esse modelo de banco de dados foi criado na década de 80. Ele surgiu como um conceito para inspiração dos sistemas de dados corporativos, sendo hoje parte integrante das funcionalidades de muitos sistemas de Business Intelligence.

Ele funciona da seguinte forma: por meio de alguns processos, o sistema é capaz de integrar as informações de diferentes sistemas espalhados pela organização, tudo isso por meio da chamada mineração de dados. O resultado são dados organizados em camadas – facilitando consultas, relatórios e análises para melhores tomadas de decisão. 

Características principais do data warehouse

As características presentes neste tipo de sistema mostram o quão vantajoso ele é para as corporações, independente do porte ou segmento. 

Organização: A primeira característica que vamos ressaltar é justamente a capacidade que o data warehouse possui para organizar as informações – o que é ideal tanto para os operadores da tecnologia como para a liderança poder tomar decisões estratégicas.

Consistência: Quando os dados passam do sistema de integração para o ambiente operacional, tudo é feito de forma consistente e padronizada – evitando erros e paradas no sistema. 

Tempo de armazenamento: O tempo de armazenamento é uma variável importante, pois o data warehouse é capaz de armazenar dados de 5 a 10 anos. Depois disso, os dados operacionais externos são limpos, para remover as inconsistências e, em seguida, integrados, para criar um novo banco de dados mais ajustado à análise corporativa.

Acesso via intranet: O acesso aos dados é realizado por meio de intranet, garantindo segurança e facilidade na visualização de relatórios e outros dados necessários. 

Relações: Precisa extrair uma informação específica? O data warehouse é baseado no sistema relacional, ou seja, os dados  são estruturados e representados em tabelas, também chamados de relações.

Além disso, os dados acessados não recebem nenhum tipo de alteração ou atualização: eles ficam disponíveis apenas para leitura. Isso dá mais segurança aos dados e informações salvas. 

Precisando de uma empresa para implementar o data warehouse em sua corporação? Conte com a VSI! Nossos especialistas estão prontos para ajudar – seja no acompanhamento do dia a dia, monitoramento de ambientes de segurança, resoluções de falhas, ou mesmo com serviços gerenciados de TI.

Entre em contato e descubra como aumentar o potencial tecnológico da sua empresa!

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu