Qual é a diferença entre nuvem privada e nuvem pública

Qual é a diferença entre nuvem privada e nuvem pública

Compartilhe este post

Qual é a diferença entre nuvem privada e nuvem pública

O Brasil é o segundo maior investidor de nuvem na América Latina. De acordo com dados da Associação das Empresas de Software (ABES), o mercado de nuvem no Brasil chegará a US $2,3 bilhões – podendo crescer 35,5% ao ano até 2022. 

Mas para a sua equipe de TI, o que seria melhor: trabalhar na nuvem pública ou privada? Uma vez que possuem diferentes funcionalidades, é preciso entender bem suas vantagens e como aplicar cada uma delas para aumentar o seu potencial competitivo. 

Confira agora quais são as diferenças entre nuvem privada e nuvem pública, e garanta a melhor tecnologia para os processos da sua empresa. Na VSI, você encontra uma equipe pronta para lhe ajudar nesta escolha, oferecendo todo o suporte necessário para a implementação correta. Conte conosco!

Características da nuvem privada

Os serviços de computação em nuvem privada são oferecidos por meio de uma rede interna, somente a usuários selecionados. Dentre os serviços oferecidos neste tipo estão a infraestrutura como serviço (IaaS), e a plataforma como serviço (PaaS).

Por conta do acesso restrito, a segurança dos dados é mais rigorosa e personalizada. No entanto, este tipo de implementação requer um investimento maior, por conta da mão-de-obra especializada e servidores físicos que devem ser instalados no local. 

O controle interno da personalização da nuvem conta muito para os ambientes de negócios em que protocolos de segurança são exclusivos ou obrigatórios, ou em que o sistema em nuvem constitui parte integral do produto oferecido.

Nuvem pública e suas características

Este serviço é oferecido pela internet pública, disponibilizado por qualquer usuário que deseje comprá-los e utilizá-los. Os serviços podem ser gratuitos ou vendidos sob demanda, permitindo que os clientes paguem apenas pelo seu consumo de ciclos de CPU, armazenamento ou largura de banda.

A nuvem pública vai além das paredes da empresa. Sua segurança é alta, pois todos os dados são mantidos separadamente. Os protocolos de segurança seguem um padrão, e não podem ser personalizados para um negócio específico. 

O investimento na nuvem pública é menor, pois não é necessária uma infraestrutura local. Os custos de manutenção também são muito menores, uma vez que as atualizações são de responsabilidade do provedor terceirizado. 

A escalabilidade também é uma vantagem.  Ao optar por uma nuvem pública, de acordo com o que for pedido, o provedor terceirizado pode adicionar ou remover espaço e capacidades na infraestrutura com rapidez e facilidade – sem a necessidade de uma equipe interna de TI altamente especializada. 

Há muitas empresas que optam pelos dois tipos de nuvem, garantindo mais dinamismo no armazenamento de dados – resultando na chamada nuvem híbrida. Isso garante às empresas a liberação de espaço e o dimensionamento de serviços de computação para nuvem pública, conforme o aumento da demanda for acontecendo.

Pronto para começar uma nova jornada tecnológica na sua empresa? Conte com a VSI! Estamos preparados para avaliar qual o melhor cenário para o seu tipo de negócio, com a implementação ágil e com profissionais à sua disposição durante todo o processo. Solicite um contato!

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu