Por que o Big Data é tão importante?

Por que o Big Data é tão importante?

Compartilhe este post

Por que o Big Data é tão importante?

Já parou para pensar na quantidade de dados que são gerados todos os dias nas empresas? E já pensou se não há uma ordenação uma facilitação para reconhecimento desses dados? Os sistemas tecnológicos seriam uma loucura! O Big Data surgiu exatamente dessa necessidade. Ainda na década de 90 pensou-se em uma tecnologia própria, que fosse capaz de identificar um volume de informação e organizá-lo da melhor maneira.

E foi com a usabilidade dessa tecnologia, que ela se tornou tão fundamental para as organizações. 

Preparamos um post explicando melhor sobre a importância do Big Data e o que ele pode fazer pela sua empresa. Veja. 

Redução de custos

Tecnologias de Big Data promovem uma redução de custos maior para as empresas, quando falamos de armazenamento e processamento de dados em grandes volumes.

Além disso, a tecnologia ainda permite uma avaliação para que você descubra e identifique as melhores e mais eficientes oportunidades de se fazer negócio.

O Big Data, por exemplo, ajuda seu time a reduzir os gastos com entrada em vendas. Analisando os dados armazenados e, projetando com os ideais do futuro do setor, você terá um planejamento mais assertivo.

Melhora o atendimento ao cliente

Se há uma gestão maior dos dados, há um relacionamento melhor com o seu cliente. O Big Data auxilia bastante os serviços direcionados ao consumidor e isso traz benefícios para diversos setores da empresa.

Claro que é necessário o uso de ferramentas auxiliares, como um CRM e BigQuery, que ajudam a traçar um perfil melhor das preferências e padrões de comportamento do seu público.

Promove mais eficácia para as campanhas de Marketing

Assim como o Big Data melhora o relacionamento do cliente, ele também traz benefícios para o marketing da empresa.

Quando você começa um planejamento de marketing, principalmente para impulsionar vendas, uma das primeiras estratégias é organizar e mensurar dados coletados, que fazem referência ao comportamento do seu consumidor.

O Big Data faz isso. Ele segmenta todas as informações e faz uma filtragem para que você crie campanhas de publicidade cada vez mais eficientes.

Determina causa de falhas, problemas e defeitos em tempo real

Sabe aqueles problemas imperceptíveis que muitas vezes só são descobertos quando o caos se instalou no setor? 

Como o Big Data permite o gerenciamento de uma imensa quantidade de informações, ele identifica as falhas, os problemas e os defeitos imediatamente.

Um exemplo muito simples e que fará você entender o poder dessa tecnologia, são os aplicativos de GPS, como o Waze.

Por ter uma gestão de dados muito eficiente, o app consegue informar, em tempo real, quando há acidentes, congestionamentos e outros problemas pelo caminho.

Detectar fraudes rapidamente

Assim como os problemas, o Big Data também identifica comportamentos fraudulentos que podem comprometer a imagem e a estrutura da sua empresa.

Por exemplo, a tecnologia aponta em relatório como estão os pagamentos de faturas, se há desvio de informações e há uso indevido de algum sistema, etc.

Por ter um tempo de resposta muito rápido, essas informações são coletadas antes de colocar a empresa em algum risco aparente.

Leia também: A Importância do Big Data nas tomadas de decisões

Ferramenta de transformação digital

Falamos muito de transformação digital desde o início da pandemia e o Big Data vem como uma ferramenta muito amiga neste processo.

A empresa consegue dados concretos para reforçar as estratégias do negócio, adaptando ao contexto econômico, comercial e social no qual vivenciamos hoje.

Assim como no atendimento ao cliente, o Big Data precisa ser associado a outras ferramentas para funcionar assertivamente.

Você já utiliza a tecnologia de Big Data em sua empresa? Quer descobrir mais a respeito? Entre em contato conosco!

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu