Como implementar o Security Operations Center

Como implementar o Security Operations Center

Compartilhe este post

Como implementar o Security Operations Center

O SOC – ou Security Operations Center é fundamental para que as empresas possam garantir uma maior proteção de dados e sistemas. Essa solução funciona como um centralizador de serviços específicos de segurança da informação e cuida de maneira contínua de todas as informações – até mesmo as mais confidenciais.

E num momento em que muito se fala sobre o poder dos dados, garantir segurança em todos os processos se torna uma tarefa obrigatória. Conte com o Security Operations Center e comece 2022 com seus sistemas mais seguros – veja como fazer a implementação e conte com a VSI!

Tipos de Security Operations Center

No mercado, existem 5 tipos de SOC – e variam de acordo com a quantidade de funcionários da empresa, bem como sua área de atuação, localização e criticidade das informações. 

  • SOC Virtual: Indicado para um ambiente com cerca de mil usuários. Ideal para pequenas e médias empresas, faculdades e outras organizações sem a necessidade de operação 24×7. Necessita de 5 a 20 analistas.
  • SOC Pequeno: Embora o nome, é um ambiente que permite adicionar até 10 mil usuários;
  • SOC Grande: Com a capacidade de 50 mil usuários, é um ambiente indicado para grandes operações, como no caso de agências governamentais federais e organizações listadas na Bolsa de Valores.
  • SOC em Camadas: Comporta até 500 mil usuários. Este tipo de sistema necessita de outros centros de operação de segurança subordinados (SOC Pequeno) para dividir a carga de triagem e incidentes.
  • SOC Nacional: O maior sistema, comportando 50 milhões de usuários. É utilizado para proteção de nações ou organizações continentais. Esse tipo de SOC não possui autoridade para responder a incidentes diretamente, pois deve contar com centros de operação de segurança subordinados (SOC Grande) para realizar as operações de segurança.

SOC: Como é o processo de implementação?

Por ser um conjunto de soluções, implementar um Security Operations Center deve ser feito em etapas. A primeira delas é a avaliação do ambiente atual com um assessment – ou seja, analisar todos os componentes presentes na sua estrutura, com essa ampla visibilidade. Desta forma, é possível definir quais softwares, servidores ou ferramentas precisam de mais atenção – criando uma ordem de prioridade de objetivos. 

Depois, é importante definir quais serão os profissionais que estarão envolvidos para solucionar os problemas iniciais encontrados. Essas pessoas deverão atender com eficiência as ferramentas existentes ou a implementação de novas soluções para atender a critérios estabelecidos no planejamento da estratégia de SOC.

Além da definição dos profissionais, é importante elencar suas atividades de acordo com o tipo do SOC definido. Desta forma, é possível contar com um time  de profissionais especializados e prontos para utilizar as ferramentas e os processos adequados para identificar, conter e mitigar o ataque.

A VSI está pronta para te assessorar durante todo o processo de implantação do Security Operations Center. Ao terceirizar todo esse processo, você terá total segurança e agilidade para ter  um sistema apto para proteger todas as informações da sua empresa. 

Nossa equipe está pronta para oferecer todas as tratativas necessárias para inovar e proteger seus dados. Solicite um contato e conheça nossos serviços!

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
EnglishPortugueseSpanish